• Al. Joaquim Eugênio de Lima, 881 conj 801/802 Cerqueira Cesar - São Paulo - SP
  • Seg a Sexta das 9h às 18h30
  • (11) 3262-0801

Fábio Carvalho - Advogados

Cuidado com a saúde do ser humano

0 Comentários

Cuidado com a saúde do ser humano

Princípio fundamental da medicina

A fim de exercer a prerrogativa de  disciplinar, supervisionar e julgar a ética médica no território nacional, o Conselho Federal de Medicina elaborou o Código de Ética Médica e ordinariamente edita recomendações, pareceres e resoluções, que devem, sem sombra de dúvidas, ser observadas pelo médico.

 

Além disso, o esculápio ainda estará sempre obrigado aos regimentos internos e aos protocolos institucionais da casa de saúde onde esteja exercendo sua atividade.

 

Ocorre que, na prática diária do atendimento ao paciente, não raras vezes solitária, o médico pode se ver em situação que demande adotar conduta contrária à determinada norma administrativa como única forma de tornar viável o cumprimento de seu mister, o cuidado da saúde do ser humano, princípio fundamental da medicina.

 

Diante disso, entendemos que toda conduta médica que em princípio pareça ilícita ou antiética seja sempre analisada sob o crivo de plausibilidade e razoabilidade, para evitar que normas infraconstitucionais ou simples atos administrativos se sobreponham ao inalienável direito à dignidade da pessoa humana, a ponto de  abranda-lo ou até mesmo excluí-lo.

  • Compartilhe esse post

Olá, deixe seu comentário para Cuidado com a saúde do ser humano

Enviando Comentário Fechar :/

como podemos ajudá-lo?

Ficamos gratos com sua visita. Caso tenha alguma dúvida ou esclarecimento a resolver, preencha o formulário abaixo para agendarmos sua consulta.
Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 3262-0801

Solicite aqui seu agendamento

Aguarde, enviando contato!

Faça parte do nosso mailing

Mantenha-se atualizado e receba em primeira mão os comunicados do escritório.